Accountfy

Tabelas de movimentação

Base de Conhecimento
Últimos tópicos

As tabelas de movimentação são direcionadas para explicar variações de valores num determinado período. Através delas é possível criar tabelas para Notas explicativas, tais como: Mapa do imobilizado, DMPL (Demonstrações da Mutação do Patrimônio Líquido), DVA (Demonstração do Valor Adicionado), entre outras tabelas que expliquem a movimentação de valores.

Você pode inserir esse tipo de tabela no documento ou na apresentação, dentro do módulo de Reports. Basta clicar no ícone (+), localizado na barra de formatação e escolher o tipo da tabela de movimentação que deseja.

Layout das tabelas

Existem dois formatos para essas tabelas:

Tabelas com estrutura gerencial única

Nas tabelas com apenas uma estrutura gerencial, as colunas correspondem aos valores da  empresa Controladora ou do Consolidado de empresas. Dessa forma, toda tabela explica a movimentação apenas da estrutura selecionada.

Tabelas com múltiplas estruturas gerenciais

Aqui, cada estrutura gerencial corresponde a uma coluna, sendo possível adicionar mais de uma estrutura. Nessa estrutura, a visão de Controladora e Consolidado fica separada em duas tabelas distintas.

Com essa visualização, é possível explicar a variação de diferentes estruturas gerenciais em uma única tabela.

Configurando uma tabela

A configuração de ambas tabelas é similar. A primeira ação a se fazer ao abrir uma tabela é escolher a estrutura gerencial e o período desejado. 

Feito isso, o preview exibirá uma tabela com 3 linhas:

  1. Saldo das estruturas selecionadas no último dia do mês da data inicial definida;
  2. Movimentação calculada automaticamente para chegar no saldo final;
  3. Saldo das estruturas selecionadas no último dia do mês da data final definida.

Repare que acima da configuração de data existe um checkbox para adicionar outro período. Ao selecioná-lo, é possível inserir um novo período de comparação de valores:

Note que quando a data final do primeiro período é igual a data inicial do segundo período, as linhas aparecem unificadas nas tabelas.

Adicionando linhas

Para explicar as movimentações da estrutura selecionada, é possível adicionar diversas linhas e para cada linha definir uma fórmula.

Para entender mais sobre o modal de fórmulas acesse Modal de Fórmulas – Reports.

Nas tabelas com múltiplas estruturas e várias linhas adicionadas, é preciso definir as fórmulas das linhas para cada coluna correspondente.

(!) A fórmula levará em consideração a variação do período selecionado.

Portanto, se o período selecionado corresponder a um trimestre e o valor definido na fórmula for igual a 1, então, na tabela aparecerá uma variação igual a 3.

Os títulos de todas as linhas são editáveis, basta clicar para alterá-los.

Por fim, é  possível filtrar os valores exibidos por empresa e considerar consolidação, eliminações e ajustes gerenciais. Inclusive aqueles das fórmulas.