Sumário
Na tela de gerenciamento de balancete você consegue ver as contas específicas de uma empresa e do mês de referência. Aqui é possível saber quais contas estão pendente de classificação e atualizá-las. Além de identificar se o saldo final do balancete é igual a zero.
Aspectos da tela
Para acessar os dados de um balancete importado na plataforma, selecione-o na lista de balancetes, na tela inicial do módulo.
Na nova tela, as seguintes informações possuem as mesmas ações já descritas em plano de contas, acesso o artigo para ver detalhadamente.
Nesse artigo, vamos explicar as especificidades encontradas na tela de balancete, como:
- As contas podem ser do tipo Analítica (A) ou Sintética (S). Para alterar o tipo da conta basta clicar em cima da letra A ou S;
- Código e nome da conta contábil;
- Opções de classificação, do tipo da conta contábil: Ativo, Passivo ou Resultado e Estruturas gerenciais correspondentes;
- Replicar lógica de contas sintéticas;
- Filtros de ação para Tipo e Classificação/Estrutura;
- Caixa de seleção para ação em massa.
- Nome da empresa e data a que se refere o balancete. Além, do horário que o upload foi realizado;
- Filtro e indicador de pendências que separa todas as contas pendentes para que sejam classificadas de maneira mais fácil;
- Uma lupa para visualização dos lançamentos da conta e mês de referência;
- Opção de alterar o valor da conta entre Devedor ou Credor (D/C);
- Totalizador do valor das contas;
- Opção de visualizar o valor na moeda da empresa ou na moeda do grupo econômico;
- Opção de conversão do balancete.
Pendências em balancete
O balancete é classificado como pendente, quando alguma conta analítica está sem classificação. Neste caso, a tela fica indicada com um P amarelo no canto superior esquerdo. Na barra de status, ao final da tela é possível filtrar as contas pendentes clicando na caixa de seleção
Ao classificá-la, o balancete se torna Ativo e é indicado com a letra A, em verde, no canto superior esquerdo.
Totalizador no balancete
O totalizador está localizado na barra de status ao final da tela e ele indica o total entre Saldo Credor e Saldo Devedor. Quando o saldo é diferente de zero a barra de status fica amarela, indicando que há inconsistência no balancete. Se o saldo for igual a zero, a barra permanecerá verde.
Outro modo de identificar se o saldo do balancete é diferente de zero é na tela de Upload de balancete. Quando isso acontecer, haverá um ícone ao lado de um balancete.
Alteração em D/C (Devedor/Credor)
A qualquer momento, você pode alternar o valor de uma conta contábil para Devedor ou Credor. Para tal, basta usar o switch ao lado de cada valor.
Note que essa mudança impactará no Total, exibindo a diferença de valor e podendo alterar a cor da barra, como explicado anteriormente.
Multimoeda no balancete
A conversão da moeda da empresa para a moeda do grupo pode ser feita através do balancete ou pelas Demonstrações Financeiras. Para fazer a conversão, clique na opção de conversão do valor:
Criando a conta de CTA e selecionando o tipo de câmbio
Ao clicar no ícone de conversão, abrirá um modal onde será necessário selecionar a conta de CTA (conta contábil onde são contabilizadas as diferenças entre taxas cambiais) ou caso você ainda não tenha essa conta em seu plano de contas, você terá a opção de criá-la. Além disso, também é possível selecionar/adicionar o tipo de câmbio que deseja classificar nas estruturas pendentes de câmbio.
Esses são os parâmetros para conversão de um balancete
- O balancete não pode conter inconsistências;
- O balancete precisa estar ativo;
- É necessário cadastrar uma conta de CTA;
- Ter o tipo de câmbio cadastrado em todas as estruturas gerenciais.
Conversão em massa
É possível fazer a conversão dos balancetes em massa, desde que todos estejam seguindo os parâmetros necessários para a conversão.
Basta selecionar os balancetes que deseja converter e, em seguida, clicar no botão de conversão.