Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Ajustes Gerenciais

Sumário

Visão Geral

Em Ajustes Gerenciais, você pode criar, visualizar, editar ou excluir um ajuste existente, organizá-los por Agrupadores, verificar pendências ou inconsistências em fórmulas, verificar autor e último editor do ajuste, exportá-los para xls, além de importá-los via xls e realizar ações em massa. No modal abaixo estão listados os ajustes existentes:

  1. Ações em massa. Ao selecionar a opção, é possível excluir Ajustes Gerencias em massa ou indicar se impacta no Fluxo de Caixa ou não;
  2. Campo de pesquisa;
  3. Campo de filtro por Agrupadores;
  4. Adicionar ajuste. Ao clicar, abre o modal para criar Ajustes;
  5. Menu contextual, contendo as opções de importação e exportação de ajuste;
  6. Ordenação e filtro;
  7. Coluna de Descrição. Detalhamento do Ajustes Gerencial;
  8. Coluna de Empresa. Indica o nome da empresa em que o Ajustes se aplica;
  9. Coluna de Moeda. Indica a moeda em que o Ajuste deverá ser feito.
  10. Coluna de Origem/Destino. A Origem corresponde a Estrutura que o ajuste será originado. A opção Destino é a Estrutura de onde os valores irão sair.
  11. Índice de paginação;
  12. Exibição do nome do autor e do nome do último usuário que editou o ajuste;
  13. Agrupadores;
  14. Alterações na tabela. Após qualquer edição de valores, é preciso clicar no botão de salvar;
  15. Fórmula indefinida. Uma barra vermelha indica que, apesar do valor ser indicado por fórmula, a fórmula está vazia e precisa ser definida;
  16. Ajuste não considerado no período de referência. Ao criar ou editar um Ajuste definido via fórmula, é possível indicar um período de vigência. Sendo assim, a barra amarela indica que o período selecionado no modal não condiz com o período apresentado nas tabelas da tela principal de Demonstrações Financeiras.

Ações em massa

Com ajustes em massa é possível selecionar uma, múltiplas ou todas as linhas de ajustes gerenciais e, ao fazê-lo, obter as opções de Impacto no Fluxo de Caixa (opções de Sim e Não) e Excluir Selecionados, como na imagem a seguir:

Campo de pesquisa e filtro por Agrupadores

Com o campo de pesquisa, é possível pesquisar ajustes gerenciais pelos campos de Descrição, Empresa, Centro de Custo, Classificação, Estrutura Origem e Estrutura Destino.

Com o filtro de Agrupadores, é possível filtrar por um ou mais agrupador. Por padrão, o filtro vem com todas as opções desmarcadas e, neste cenário, nenhum filtro é aplicado. No filtro são exibidas apenas os agrupadores associadas a ajustes criados anteriormente. Segue abaixo um exemplo da utilização do filtro:

Ao clicar no ícone de x dentro do filtro, a seleção é desfeita e o modal volta a exibir todos os ajustes criados.

Configurar um novo ajuste gerencial

Clicando no botão de adição, é possível criar um novo ajuste gerencial preenchendo e selecionando os seguintes campos:

1) Descrição: texto livre para descrever o ajuste gerencial;

2) Empresa: lista das empresas disponíveis para o usuário;

3) Moeda: lista das moedas disponíveis para o usuário;

4) Centro de custos: campo com autocomplete, buscando os centros de custos que aos quais usuário tem acesso (campo opcional);

5) Impacto de Fluxo de Caixa: checkbox que determina se aquele ajuste impactará no Fluxo de Caixa;

6) Considerar ajuste entre…: checkbox que habilita os date-pickers Data Inicial e Data Final (7 e 8). Esta função aplica os ajustes apenas no período determinado pelo usuário. Exemplo:

Atenção

Esta opção aplica-se apenas a ajustes determinados por fórmula no modal principal. Para ajustes com valores manuais, desconsiderar esta opção (não impacta no ajuste, mas fica disponível para futuras configurações).

9) Origem e destino: lista com classificação (Ativo, Passivo, Resultado, Fluxo de Caixa Direto e Fluxo de Caixa Indireto) e campo autocomplete pesquisando apenas as estruturas correspondentes à primeira escolha.

10) Clique em Salvar para finalizar a criação ou edição do ajustes

Regras:

  • Se a origem for Ativo, Passivo ou Resultado, o destino poderá ser qualquer estrutura destes três itens;
  • Se a origem for Fluxo de Caixa Direto, o: destino deverá ser uma estrutura do próprio Fluxo de Caixa Direto;
  • Se a origem for Fluxo de Caixa Indireto, o destino deverá ser uma estrutura do próprio Fluxo de Caixa Indireto.

10) Agrupadores: É possível selecionar agrupadores já existentes ou criar novos. Basta digitar o nome do Agrupador, caso ele exista irá aparecer na lista, caso ele não exista irá aparecer a opção de criar um novo.

Editando um ajuste gerencial

Em um ajuste gerencial já criado, o ícone de edição encontra-se ao lado do ícone de fórmula, como mostrado na imagem abaixo:

Clicando no ícone citado, o modal de edição do ajuste gerencial abrirá, sendo ele similar ao de criação de ajuste gerencial. Neste modal, as características salvas do ajuste já vêm preenchidas e há também um ícone de deleção no canto superior direito com a função de deletar o ajuste aberto:

Para salvar as edições feitas, basta clicar no botão Salvar Ajuste, localizado no canto inferior direito do modal aberto.

Para deletar o ajuste, basta clicar no ícone de deleção no canto superior direito do modal e confirmar a ação, conforme mostrado no aviso a seguir:

Ordenação e filtro

Além dos agrupadores, outra funcionalidade permite filtrar os ajustes válidos, pendentes de fórmula e/ou fora do período de referência, como  apresentado na demonstração a seguir:

Pode-se também ordenar as colunas Descrição, Empresa e Moeda de forma ascendente ou descendente. Por padrão, a ordenação se dá pela ordem de inclusão, sendo o mais recente em cima e o mais antigo embaixo.

Exibição do nome do autor e último usuário editor

Ao criar um ajuste, o avatar e nome do autor sempre aparecerão na lista, dentro da linha correspondente, conforme a imagem abaixo:

Ao  editar um ajuste, o avatar e nome do editor também serão exibidos, conforme abaixo:

Colocando o cursor em cima dessas informações, um pop over irá exibi-las com mais detalhes, conforme representação a seguir:

Agrupadores

Todas as etiquetas vinculadas ao ajuste gerencial em questão são exibidas lado a lado, conforme representação a seguir:

Sugerimos que os Agrupadores possuam nomes que possa categorizar os ajustes similares. Ao digitar o nome do Agrupador, irá aparecer uma lista com as indicações de agrupadores. Caso ele não exista, é possível criá-lo, como indicado na imagem.

Os Agrupadores recém criados aparecem em verde, já os existentes aparecem em cinza. Essa formatação auxilia o usuário a não criar novamente agrupadores que existiam previamente.

Depois de associar um Ajuste Gerencial num Agrupador, é possível filtrá-lo na tela principal das demonstrações financeiras.

No Filtro, basta selecionar a opção Considerar Ajustes e depois filtrar os Agrupadores que deseja exibir, facilitando e flexibilizando a análise.

Alterações na tabela

Clicando no ícone de hashtag (#), é possível abrir a tabela de valores definidos para o ajuste gerencial em questão. Com a tabela aberta, os valores individuais podem ser editados e, ao fazê-lo, o ícone de salvamento ficará amarelo, indicando que há pendências a serem salvas na tabela, como mostrado na representação a seguir:

Se, por qualquer motivo, o usuário sair do modal sem salvar as alterações, um alerta será exibido, como destacado na mensagem a seguir:

Fórmula indefinida

Quando um ajuste gerencial é criado e definido por uma fórmula, sem ela já estar definida, duas indicações visuais aparecerão na linha do ajuste.

A primeira delas é uma barra vermelha no início da linha e um tooltip informativo, conforme abaixo:

A segunda delas é um alerta diretamente no ícone da fórmula, juntamente com um tooltip informativo, como a seguir:

Para editar e definir a fórmula, resolvendo os alertas visuais, basta clicar no ícone de fórmulas do ajuste gerencial e o modal de configuração e criação de fórmulas abrirá.

Ajuste não considerado no período de referência

Considerando o período de referência definido pelo usuário no modal de preferências do módulo, um ajuste poderá não ser aplicado às demonstrações financeiras. Quando isso acontecer, duas indicações aparecerão na linha do ajuste.

A primeira delas é uma barra amarela no início da linha do ajuste gerencial e um tooltip informativo, indicando qual o período de referências exibido na tela principal das Demonstrações Financeiras

A segunda delas é um alerta diretamente no ícone da fórmula, juntamente com um tooltip informativo, conforme abaixo:

Este conteúdo foi útil?

1
Artigos relacionados