CTA Detalhado

Base de Conhecimento
Últimos tópicos

Um CTA (Ajustes Acumulados de Conversão ou Cumulative Translation Adjustment, em inglês) é uma linha em um demonstrativo contábil que trata de ganhos e perdas criados por alterações na taxa de câmbio. Isso garante que os relatórios financeiros sejam os mais precisos possíveis e reflitam a verdadeira saúde econômica da empresa.

No Accounfy é possível ter a visão da conversão detalhada por Estrutura gerencial, tomando como parâmetro um câmbio padrão.

Sumário

Configurando o câmbio para o CTA

Conforme o CPC 02, a taxa de câmbio de fechamento permite o cálculo das variações cambiais, decorrentes da diferença entre a conversão de receitas e despesas,  taxas cambiais em vigor nas datas das transações (ou taxas médias) e a conversão de Ativos e Passivos pela taxa de fechamento.

Na plataforma, a taxa selecionada servirá como base para cálculo de diferença entre os câmbios das estruturas.

Para configurar o CTA, acesse o menu contextual do Grupo Econômico, na tela inicial de Meus Grupos e selecione Editar Grupo Econômico. Ao final do modal, haverá uma lista com as taxas de câmbio cadastradas. Para um cálculo assertivo de CTA, recomenda-se que seja selecionada a taxa de fechamento, como explicado anteriormente.

Caso não haja taxas de câmbio previamente cadastradas, aparecerá a mensagem, como na imagem, indicando que é necessário cadastrá-las no Módulo de Consolidação. Acesse o artigo Cenário de Consolidação para ver como cadastrar taxas de câmbio. 

Habilitando análise detalhada do CTA

Nas Demonstrações Financeiras é possível habilitar a visualização detalhada do CTA em cada Estrutura Gerencial. Existem duas formas de selecioná-lo para ser exibido nas DFs.

O CTA só poderá ser habilitado em Grupos Econômicos que possuam empresas com múltiplas moedas

Ao acessar o menu do módulo indicado pelo ícone , clique em preferências e selecione a opção CTA detalhado, como demonstrado na imagem.

A segunda forma de ativar a exibição do CTA é no módulo de Demonstrações Financeiras é clicando com o botão direito na primeira coluna da tabela de DRE, Fluxo de Caixa ou Balanço Patrimonial e selecionando a opção Habilitar CTA.

Estas ações, habilitam a visualização da variação bruta do câmbio e o CTA em valor nominal em colunas, como na figura abaixo.

Note que nas tabelas de Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial o valor acumulado mensal do CTA é especificado numa linha padrão

Ao final de cada linha de Estrutura Gerencial, é possível abrir o detalhamento de contas, clicando no ícone . Ali a visualização detalhada do CTA também estará disponível.