A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é um demonstrativo contábil que tem por finalidade evidenciar a riqueza que foi gerada pela companhia em um período de tempo e a forma como ela foi distribuída entre diversos setores envolvidos no processo.
Detalhando de que forma essa riqueza foi distribuída entre funcionários, fornecedores, agentes financiadores, acionistas e governo, ou seja, entre todos os setores que participaram, diretamente ou indiretamente, da sua geração. É, portanto, uma forma de mostrar como a empresa contribuiu para o Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Configurando a tabela de DVA
No módulo de Estruturas Gerenciais, acesse a aba de DVA. Clique e arraste para a direita o tipo de estrutura que preferir para montar a tabela. As Estruturas de Somatório, são indicadas para indicar o total do Valor Adicionado e a Distribuição Total do Valor Adicionado. Seguindo as regras contábeis seus valores devem ser equivalentes.
No exemplo, foram utilizados nomes fictícios para as estruturas do lado direito da tela. Todas elas são passíveis de edição.
As Estruturas de Indicador Operacional são recomendadas para exibir as informações que compõem as estruturas de somatório, no exemplo, Valor Adicionado Total e Distribuição Total de Valor.
Para analisar as informações da DVA, acesse o módulo de Demonstrações Financeiras, no campo de seleção localizado no canto direito da tela, existe uma lista com a opção de DMPL e DVA, selecione-a para visualizar as tabelas em questão.